Projetos e Programas

 

Estratégia Local de Desenvolvimento para a Serra da Estrela 2007-2013
Programa de Desenvolvimento Rural do Continente
Subprograma 3 - Dinamização das zonas rurais
O Subprograma 3 do PRODER tem como principais objetivos promover a qualidade de vida nas zonas rurais e a diversificação da economia rural. É operacionalizado através de duas medidas e cinco ações, tendo por base uma gestão local inspirada na abordagem LEADER.
Qualificação Profissional e Escolar
“Já não se trata de aproximar a educação da vida (...), mas de considerar a vida como um espaço de educação. A história da vida passa pela família. É marcada pela escola. Orienta-se pela profissão (...). a educação é, assim, feita de momentos que só adquirem o seu sentido na história de uma vida” (P. Dominicé, 1988)
Cooperação
A medida 3.4 - Cooperação LEADER para o Desenvolvimento, do PRODER, visa valorizar os territórios rurais e consolidar o seu tecido económico e social, através da cooperação, enquanto instrumento potenciador das complementaridades, diversidades e heterogeneidades dos territórios em cooperação, e conjugar, através da cooperação, o saber -fazer e os recursos humanos e financeiros oriundos de diferentes territórios rurais, permitindo atingir massa crítica necessária à viabilização dos projectos de cooperação, optimizar e racionalizar os recursos e identificar complementaridades que permitem abrir novas oportunidades de mercado e de desenvolvimento dos territórios rurais. Esta medida integra duas acções:
Empreendedorismo
Com este projecto pretende-se sensibilizar os jovens do ensino secundário, para a importância do empreendedorismo como forma de criar emprego, mas também como meio para a dinamização do interior do país, através da tomada de consciência das inúmeras oportunidades e potencialidades que estes podem aproveitar ao desenvolverem o seu concelho.
fdghdfghfdh
gffhfgh